segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

VITÓRIA DE PIRRO


ACONTECEU O ÓBVIO A manutenção do preço da gasolina constitui um sério obstáculo a produção de álcool hidratado. O etanol não consegue competir com o combustível fóssil - balizado pelo governo - e acaba sobrando nas bombas. “O governo deveria destravar o preço da gasolina e deixar os preços flutuarem. Só assim o etanol passaria a ser competitivo. Hoje, o etanol está amarrado ao preço da gasolina para o controle da inflação.. Este não tem condições de concorrer com preço congelado da gasolina por tanto tempo. Nem mesmo a queda da sobretaxa – durante muito tempo um “cavalo de batalha” – constitui “tábua de salvação” para o etanol brasileiro que não tem condições mínimas de abastecimento interno no curto prazo. Ironicamente acabou ocorrendo por decurso de prazo, em um momento delicado para a agroindústria canavieira porque, infelizmente, não existe álcool anidro suficiente para suprir a grande quantidade de carros flex que migraram para a gasolina com preço congelado desde 2009. E o que é pior: o Brasil acabou tendo de importar etanol de milho mais caro devido a retirada simultânea do subsídio. Nos próximos 4 anos o álcool estará comprometido com o aumento da importação de gasolina, mesmo que seja reduzido o percentual aditivado. NADA DE NOVO Qualquer medida só produzirá efeito no longo prazo. A recomposição da lavoura de cana é lenta e requer prazo biológico para plantio e maturação e a construção de novas destilarias, sabidamente, é demorada. O fim do subsídio e queda concomitante da sobretaxa favorece duplamente o álcool anidro brasileiro, a saber, no longo prazo. A queda da sobretaxa já tinha sido aprovada no senado, dependendo de aprovação da câmara. Tal como acontece no Brasil (medidas provisórias), aconteceu o inesperado: congresso entra em recesso sem renovar barreiras. Isto é o que, eufemisticamente, se pode chamar de “desaprovação por decurso de prazo. Tudo aquilo que foi reclamado nos últimos 31 anos, de repente acontece e, infelizmente, o Brasil não tem álcool para exportar. Ao contrário vai importar etanol de milho mais caro devido a queda simultânea do subsídio. VITÓRIA DE PIRRO De tanto fazer mágicas com preço congelado da gasolina o feitiço acabou se voltando contra o aprendiz: Acabou inviabilizando – por alguns anos – o álcool hidratado e o carro “flex”, que são criações genuinamente brasileiras, tal como a “jaboticaba”, que só dá no Brasil. Resta o álcool anidro aditivado que é muito mais importante e vale mais do que a parcela correspondente da gasolina substituída pelo fato de eliminar contaminação por chumbo muito mais poluente (Chumbo Tetraetila, estão lembrados?). Um problema ambiental para o qual existe um mercado mundial muito mais promissor e tão grande que o Brasil não conseguirá atender sozinho. Mas, tem tecnologia e conhecimento bastante para ajudar outros países mais pobres a produzi-lo. A queda de barreiras ao álcool anidro brasileiro acabou acontecendo mais por pressão dos contribuintes americanos do que por interferência da presidente. Para o consumidor americano a manutenção da sobretaxa se tornou inócua, dada a impossibilidade técnica de suprimento por etanol brasileiro. Até que enfim concluíram pelo óbvio.

3 comentários:

  1. Estou aproveitando para fazer a crítica com trechos "mesmo da postagem " pra fazer este compatilhamento:
    A queda da sobretaxa já tinha sido aprovada no senado, dependendo de aprovação da câmara. Tal como acontece no Brasil (medidas provisórias), aconteceu o inesperado: congresso entra em recesso sem renovar barreiras. Isto é o que, eufemisticamente, se pode chamar de “desaprovação por decurso de prazo. Tudo aquilo que foi reclamado nos últimos 31 anos, de repente acontece e, infelizmente, o Brasil não tem álcool para exportar. Ao contrário vai importar etanol de milho mais caro devido a queda simultânea do subsídio. Isto é que eu chamo de "cúmulo do absurdo"

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  2. E por falar em "cúmulo dos absurdo", você sabe o que a mula falou pro burro (mulu):
    -é o cu, mulo.

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  3. Explicando a piada:
    burru ou mula é o híbrido infecundo do par:
    -Jumento com égua dá burro ou mula.
    -Cavalo com jumenta -muito mais díficil de se 'dar' ( nos 2 sentidos)- dá o hído "mulo".

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